segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Combinar-se, Re-combinar-se.

 

É quase senso-comum falar sobre o redimensionamento dos espaços urbanos, familiares, religiosos, educacionais, laborais, artísticos e das mudanças dos padrões "civilizatórios" daí resultantes. Somos marcados pela transição entre hegemonias e pela violenta convivência de padrões tradicionais com os contemporâneos; o local e o global; desterritorialização e  reterritorialização e novamente desterritorialização, num movimento infinito.

Identidades estão sempre sendo construídas, re-construídas. Novas referências nascem a cada momento. Dinâmica já percebida por Lévi-Strauss, para quem a identidade não é uma substância palpável, mas lugar virtual, construção simbólica em constante mutação. O mundo se desterritorializa como Nação e se re-territorializa em outros níveis. A mundialização da cultura se define como transversalidade ao atravessar territórios cada vez mais vastos. Ciência, arte, tecnologia e uma infinidade de linguagens sobrepõem-se, juntam-se, combinan-se, re-combinam-se.

E quais são essas fronteiras? Que espaços novos, que possibilidades a contemporaneidade abre para as expressões artísticas? As categorias tradicionais perderam sentido, enquanto expressão necessária à vida ao mundo?

 

Essas são questões a serem discutidas em um dos debates de Artes Visuais, que conta com a participação de Diana Domingues , artista e teórica com pesquisas em ciberarte e cibercomunicação, ambientes interativos, imersivos, software art, com interfaces móveis e ambientes autônomos. Pasqualino Romano Magnavita integra o quadro docente permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, ministrando disciplinas no Mestrado e Doutorado desenvolve o tema "Aspectos Epistemológicos da Arquitetura Contemporânea na Interface da Lógica da Multiplicidade. Ayrson Heráclito Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do quadro permanente do Centro de Artes, Humanidades e Letras na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem experiência na área de artes, com ênfase em Instalação, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, processos artísticos, fotografia, audiovisual, instalação e performance.



--
Juliana Moraes
Coordenadora de Artes Visuais da VI Bienal de Cultura e Arte da UNE
http://www.flickr.com/photos/caixafechada/
Contatos: 3271-0269              
              88044271

Nenhum comentário: